No final do ano de 1977, mais precisamente no dia 8 de novembro daquele ano, reuniram-se os profissionais da contabilidade a seguir enumerados: Mário Lins de Carvalho Filho, Antônio Fernando Campos , Alonso José dos Santos , José Moreira Matos, Jasiel de Brito Cortes, Jurandi Conrado, Renato França Pereira, Acirema Mangueira Marques, Paulo Rocha de Novaes, Edirany Sales de Oliveira, Washington Brandão Santos, José Amado Nascimento, Amintas Andrade Garcez, Domingo Batista de Oliveira, Romualdo Batista de Melo, Carlos Augusto dos Santos, José Noronha Moura, José de Castro e Maria Amália da Silva; para em assembléia geral discutirem e aprovarem o estatuto social da Academia de Ciências Contábeis do Estado de Sergipe. Aprovado o estatuto, cuidou-se do item “b” do edital de convocação, que tratava da eleição da primeira diretoria. Após a realização da eleição por escrutínio secreto, apurou-se o seguinte resultado:

Presidente: José Amado Nascimento

Vice-presidente: Antônio Fernando Campos,

Primeiro Secretário: Alonso José dos Santos,

Segundo Secretário: Mário Lins de Carvalho Filho,

Primeiro Tesoureiro: José Moreira Matos,

Segundo Tesoureiro: Washington Brandão Santos,

Diretor Bibliotecário: Paulo Rocha de Novaes.

A Comissão de Conta ficou assim constituída:

Titulares: Carlos Augusto dos Santos, Domingos Batista de Oliveira e Amintas Andrade Garcez.

Suplentes: José de Castro, Romualdo Batista de Melo e Jasiel de Brito Cortes.

O candidato Domingos Batista de Oliveira não aceitou ser empossado. E das 40 cadeiras apenas 18 foram preenchidas.

A solenidade de instalação da academia e a posse da primeira diretoria aconteceram no dia 27 de janeiro de 1978, às 20:00 hs no Salão Nobre da Biblioteca Pública do Estado.

No dia 21 de maio de 2002, por iniciativa do acadêmico Antônio Fernando Campos, realizou-se no auditório do CRS/SE, reunião da academia visando o soerguimento da mesma. Bem assim em janeiro de 2003 - contando com a participação do Contador Jodoval Luiz dos Santos como secretário ad-hoc - cujo esforço não prosperou.

No início do ano de 2007, com o apoio decisivo dos acadêmicos Romualdo Batista de Melo, Alonso José dos Santos e Jurandi Conrado, aconteceu a posse de novos acadêmicos cuja solenidade realizou-se no bloco ‘D’ do Campus II da Unit, no auditório Padre Arnóbio, ficando ocupadas vinte e três, das quarenta, cadeiras.

Infelizmente, dos dezoito acadêmicos fundadores, dez já faleceram e quatro renunciaram.

Acadêmico Jodoval Luiz dos Santos
Catedra nº20

Primeiros Acadêmicos
Feito por: Jodoval Junior JodovalJunior@hotmail.com